De acordo com o Calendário Eleitoral da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) em 2026, já podem ser inscritas as chapas que concorrerão aos cargos de Diretoria Executiva e Conselhos Consultivo e Fiscal para o biênio 2026/2028.
Conforme determina o Estatuto vigente, a Diretoria Executiva é composta por um Diretor Presidente e quatro Vice Presidentes (Técnico, Administrativo, Jurídico e Financeiro), enquanto o Conselho Consultivo é composto de sete a nove componentes e o Conselho Fiscal composto de cinco a sete componentes.
Ainda seguindo o que consta no Estatuto em seu Artigo 10º, as chapas deverão ser apresentadas de maneira completa para todos os postos (Diretoria Executiva, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal) e os candidatos deverão ser indicados por um clube membro e estar associados a este há pelo menos dois anos.
Candidaturas que não cumpram estes requisitos estão sujeitas à exclusão automática do pleito eleitoral.
Comissão Eleitoral
Com o objetivo de garantir a transparência e a integridade do processo eleitoral é instituída uma Comissão Eleitoral responsável por supervisionar todos os atos e procedimentos, assegurando que as eleições ocorram de maneira justa e imparcial.
A Comissão é composta por três antigomobilistas de clubes membros de diferentes estados do país. São eles:
Cezar Antonio Cesaro - Veteran Car Club de Toledo
Ivani Orlandi - Confraria dos Veículos Antigos de Cláudia
Sandro Hecher - Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos
O processo eleitoral da FBVA é regido pelo que determina seu Estatuto, o qual pode ser visualizado aqui.
Av. Dr. Deusdedith Salgado, 3600/Loja C
Center Car - Teixeiras - Juiz de Fora - MG - Brasil
Whatsapp Secretaria - Guilherme Mageste